Gabriel Management Pages

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Uma palavra valendo 2011 ações

Um fenômeno muito interessante no final do ano são as promessas de que no ano que está para entrar vamos fazer as coisas diferentes, vamos estudar aquele tanto que não estudamos, começar algumas atividades que deixamos para depois, vamos tentar ser mais pacientes e relevar mais a opinião dos outros. Resumindo, vamos deixar de nos sabotar e começaremos um ano melhor!
Claro que também todos os tipos de mídia nos dão grandes incentivos para isso, afinal é só ligar a TV que podemos ver comerciais desejando um 2011 magnífico, dizendo que 2010 foi bom e que 2011 será ainda melhor. Garanto que o ano vai começar com as bancas cheias de revistas com matérias do tipo : 31 atitudes para se destacar em 2011, 17 formas de fazer seu dinheiro render mais esse ano, 11 coisas que não pode deixar de fazer nos próximos 12 meses e matérias afins.
A GMS só tem uma coisa a dizer:  PENSE ESTRATÉGICAMENTE
Garanto que se você entender o que é estratégia e o que é pensar estrategicamente você não vai comer mosca e deixar a granada cair nesse ano que vai entrar.

Estratégia segundo alguns pensadores:
·         Mintzberg: Estratégia é um referencial, um guia, para auxiliar os executivos na solução de problemas.
·         Dixit e Nalebuff: Estratégia é o plano de ação apropriado para as decisões sobre ações interativas.
·         Schermerhorn: Estratégia é um plano abrangente que direciona a alocação de recursos para a conquista de metas organizacionais de longo prazo.
·         G. Casals : Estratégia é um guia para tomada de decisão  focado em objetivos pré-determinados.
É de fato um conceito que deve ser trazido para a prática e que não pode ser estático, afinal o mundo é dinâmico e as estratégias são afetadas por outros fatores que não apenas o ambiente interno como mostra a figura1.1 “o processo de estratégia” (fonte livro Estratégia, Harvard Business Essentials, pg.17)
Clique Aqui para ver a imagem ampliada

O Pensamento Estratégico é a analise de oportunidades e problemas com uma perspectiva ampliada e entendimento dos potenciais resultados que suas ações podem causar para você e para os outros. Com ele é possível tomar decisões inteligentes que trazem benefícios de curto, médio e longo prazo.
Ex: STARBUCKS COFFEE COMPANY ( Starbucks-Estratégia - fonte: livro Administração, autor Schermerhorn, pg.191)
Para melhorar seu pensamento estratégico foque nas seguintes habilidades:

Curiosidade
Flexibilidade no Pensamento
Foco no Futuro
Pensamento Positivo
Abertura a Opinião Externa
Ampliação Continua de Conhecimento


E para desenvolver a estratégica e o pensamento estratégico siga o passo a passo abaixo
(Editado e Traduzido por mim - fonte: livro Thinking Strategically, Harvard Business Press,pg 9 e 10)
Fase 1 - Dimensionando o Cenário:
1 - Veja o Macro-Ambiente: Entenda o todo no qual você está inserido. Analise seu ambiente e sua posição dentro dele.
2 - Trace os Objetivos: Determine os objetivos que pretende alcançar com prazos de tempo determinados.
Fase 2 -  Fazendo acontecer:
3 - Identifique seus stakeholders: Analise quem são as pessoas potencialmente envolvidas com você que são afetadas por você e também as que você afeta
4 - Identifique as ameaças: Pense também sobre os riscos, quais os problemas que pode encontrar pela frente.
5 – Seja Criativo: Imagine novas alternativas para solucionar os problemas, formas de aproveitar ao máximo seus stakeholders. Também se desafie e se abra a novas idéias.
6 – Analise Informações: Filtre as informações que chegam até você para fazer as melhores decisões.
7 – Priorize suas Ações:  Seja fiel aos seus objetivos e priorize as ações sem perder o foco neles.
8 – Estude os Trade-offs: Reconheça os potenciais ganhos e perdas com cada decisão, pensando no curto e longo prazo.

Com o uso da estratégia será possível ampliar suas possibilidades e ser fiel ao que você prometer/ desejar para o ano novo. Deixe seus objetivos bem claros para você e não deixe de colocar as coisas no papel e em lugar que você visualize pelo menos uma vez por semana.
Desejo a todos um Feliz Ano de 2011 com muito sucesso e felicidade e espero que alcancem seus objetivos!

Dicas de hoje:
1- Traga a estratégia e o pensamento estratégico para o seu cotidiano e você terá bons resultados.
2- Não deixe de pensar nas formas de controlar para saber se você está evoluindo ou não no alcance dos objetivos
3- Estratégia não é algo parado, preso. Ela é dinâmica a medida que você tem que escolher caminhos para alcançar seus objetivos. (os objetivos são mais presos e a estratégia é a ponte entre você e seus objetivos- pense nessa ponte como sendo um pouco parecida com as escadas de Hogwarts).
4- Faça um Mind Mapping das ações para facilitar a visualização dos caminhos  e assuntos que você se relaciona (bom tema para próximos posts).
5- Existem ferramentas para ajudar a cobrir o passo a passo, como Analise SWOT, Analise PEST, 5W2H, Matriz GUT, entre outras (Futuramente teremos analise sobre cada um desses itens)
Próximo post TARGET: 7 dias
PS: Por favor respondam a enquete que está no alto da pagina na parte direita da tela

Dúvidas ou sugestões- casalsgh@gmail.com

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MEA MAXIMA CULPA

Venho hoje escrever sobre um assunto que já foi comentado pelo autor Mark Gulston e pela Você S/A (edição 137-janeiro 2009) que é muito usado por todos - A auto-sabotagem.
Todos nós ou passamos ou passaremos por momentos em que tínhamos um resultado em mente, seja para um projeto, uma nota na faculdade ou qualquer outro tipo de objetivo e nos deparamos com um resultado inferior ao que pretendíamos (podendo ser um fracasso ou só um GAP ). Quando vir esse assunto busque entender se você, por acaso, não é seu próprio sabotador.  (Após ler o texto, responda a enquete por favor).  
Para todas as carreiras esses erros podem colocar seu mundo em cheque.
Cuidado com o Perfil Junior Baiano: Apesar de possuir conquistas de grande relevância na carreira como Mercosul, Campeonato Brasileiro, Libertadores e mesmo alguns pela seleção brasileira, o Junior Baiano era mestre em fazer gols contra de  todos os jeitos, tendo em seu portfólio azar, moles e mesmo golaços que deixariam Ronaldinho com inveja.
As pessoas costumam  lembrar dele mais pelos gols contra e alguns problemas dentro de campo do que pelos seus títulos, conquistas e belíssimas atuações.
Com isso pense bem, como você lembra do Junior Baiano? Se não lembrar  tudo bem, pense  em Lindsay Lohan, Amy Winehosue, Maradona, Zidane, Charlie Sheen e tantos outros exemplos de pessoas que mancharam a carreira por conta própria e com certa facilidade.
Esse problema da auto-sabotagem, quanto antes for descoberto e tratado, melhor será para a sua carreira e mesmo vida pessoal. Segue uma tabela com algumas sabotagens (listadas pelo Mark Gulston/VC S/A) e suas conseqüências (editadas por mim):


                                                                                   Clique neste Link para ampliar a imagem

Impossível não comentar sobre alguns dos listados, como o caso do primeiro item da lista (adiar tarefas e decisões) onde encontramos um dos maiores problemas das corporações e que é causado por cada pessoa, pois agimos dessa forma ao deixar para depois o que poderíamos fazer agora. Seja diferenciado, não caia nessa de adiar, adiar e adiar- Teve a oportunidade vá e faça – posso garantir que isso é um diferencial e te impulsiona a não ser mais UM/ UMA, te levando a ser O / A.
Burlar as regras também é um assunto difícil de não comentar. Acredito que seja por um pensamento de Lei do menor esforço ou por não entender que a burocracia e leis são em certos momentos importantes que as pessoas continuam se queimando por causa disso. Se é para pensar em Lei do menor esforço, pense na Lei de Murphy antes e evite uma punição que pode ser alta.
Outro problema encontrado facilmente em todos os ambientes é o não saber escutar. Já perdi a conta de quantos livros, revistas e palestras vi que tratavam o assunto escute ao próximo. Talvez seja por um problema de gerações (assunto bom para futuros posts) ou em alguns casos  um pensamento egocêntrico, mas o fato é que esse assunto ainda tem de sair dos textos para as ações.
Finalizo esse post com a seguinte pergunta: E ai, você já se sabotou? (responda também lá na enquete)

Dicas de hoje-
1-  Ser impulsivo nem sempre é ruim, confie nos seus instintos sempre que possível, mas seja uma pessoa planejada. Tome decisões pensadas e não simplesmente pule de cabeça sempre que achar que deve.
2- Errar não é algo necessariamente ruim. Erros fazem parte do nosso aprendizado e crescimento, admita que errou e não fique inventando desculpas. Aprenda com os erros e então siga em frente.
3- É preferível você saber onde erra do que os outros saberem onde você erra, mas você não.

Próximo post TARGET: 7 dias
Dúvidas ou sugestões- casalsgh@gmail.com

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CHA, QUE CHA?

CHA para a área da administração são os conhecimentos, habilidades e atitudes de uma pessoa ou equipe.
Um bom CHA pode te levar ao sucesso, mas um CHA ruim de fato não vai te levar a lugar algum.
Leia com atenção, mas veja também o mini caso mostrando uma decisão tomada a partir do uso do CHA Aplicando CHA.PDF
  • Conhecimentos são as experiências teóricas, ou seja, sua formação, seus cursos, seu know-how, tudo que tange o saber de uma pessoa ou equipe.
    É fácil pensar em figuras que sejam notadas por essa característica, entre elas o Einstein, o Taylor, Sheldon Cooper, entre outros.
  • Habilidades são as coisas que conseguimos fazer, sejam essas habilidades inatas ou resultado de treinamentos. 
    Como exemplo, o Ronaldinho que desde de pequeno já jogava muita bola no futebol de salão, já outras habilidades devemos desenvolver ou agregar, como é o caso de gerentes que aprendem a tomar decisões, jovens empreendedores etc. 
Segundo a HBS no livro Criando Equipe, as habilidades para uma equipe são divididas em quatro grupos básicos:
·         Técnicas- São as expertises específicas (ex: Saber tratar o mercado criação de búfalos no noroeste da Indonésia).
·         Solução de Problemas- É a capacidade de analisar um problema e responder a ele de forma a solucioná-lo. (ex:  Restaurante está perdendo muito dinheiro e não sabe de onde.  Alguém deve achar o gargalo das finanças e atuar de forma corretiva na questão).
·         Interpessoal- é o trabalhar bem com os outros, construir networking e viver em sociedade.(ex: conversar e escutar amigos ou colegas de trabalho)
·         Organizacionais- é o conhecer e atuar dentro da organização ou local que se está inserido, entendendo políticas, hierarquias e unidades. (ex: Qualquer empresa tem uma hierarquia, pois tem presidente e subordinados, tem suas políticas ou regras escritas e não escritas).
  • Atitudes é a parte da emoção que influencia a escolha das ações e as respostas a estímulos, e são dirigidas, ou fortemente correlacionadas, com o conjunto de valores, crenças, princípios e mesmo às opiniões. É o FAZER!
Mas não adianta ter só atitude, afinal  como diz o professor Correa “só existe uma coisa pior que um burro: um burro motivado!”, mas que ela é fundamental isso ela é.
Exemplos de pessoas com atitude são Donald Trump, Nelson Mandela, Madre Teresa, Ronaldo, entre outros. São pessoas que tem um senso de empreendedorismo e como já dizia a campanha da Endeavor (instituição referência em empreendedorismo), botam para fazer!
  • Perguntas freqüentes no assunto:
P: Como melhoro meu CHA?
R: Encontrando suas limitações dentro dos 3 pontos do CHA e atuando no que estiver pior. Faça cursos (e-learning por exemplo) , busque um coach (conselheiro, mentor ou figura que admira para se espelhar e tentar se desenvolver), seja mais pro-ativo.
P: Qual o mais importante componente do CHA?
R: As atitudes são realmente muito importantes, pois sem elas você não aplica conhecimentos e habilidades, mas não adianta ser um “burro motivado”, no mundo atual se faz necessário pensar também.
P: Conhecimento e Habilidades Técnicas são a mesma coisa?
R: São de fato muito parecidos, mas pense as habilidades técnicas como algo aplicado( experiência por prática) e o conhecimento como bases teóricas sólidas(experiência por estudo).  A diferença básica entre qualquer parte do conhecimento e da habilidade é que o conhecimento é o SABER e as habilidades são o SABER FAZER (só para complementar as atitudes são o FAZER).

Dicas de hoje:
1- Com atitude pode se ganhar qualquer habilidade ou conhecimento, basta buscar.
Inclusive a ciência já descobriu uma substância chamada mielina , que tem a função
de acelerar a condução de impulsos nervosos cerebrais(fonte: Época Negócios junho 2010, pag. 88). Quanto mais experiência e proficiência temos, mais essa substância se acumula e mais ela se cria, ou seja, quanto mais tentamos aprender mais aprendemos e temos facilidade em aprender e desenvolver uma habilidade, tornado tudo passível de aprendizado e eficiência, bastando se ter vontade para tal.
2-Pratique Atitudes, seja empreendedor- um dos maiores problemas enfrentados no mercado reside no fato de a maior parte das pessoas não ter atitudes, não fazendo por onde pela empresa e nem por elas mesmas. Para ser diferenciado no mercado atual, muitas vezes basta correr atrás e fazer.
3-Nós somos muitas vezes nosso pior inimigo quando o assunto é sucesso, então cuidado para não se sabotar. (Vem ai um post sobre auto-sabotagem, aguardem!).
4-Veja o arquivo Aplicando o CHA (Aplicando CHA.PDF)

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Kick-Off

Apresento a vocês após algum tempo de estruturação a Gabriel Management School.

Com a finalizadade de preencher um nicho específico de mercado a GMS visa fomentar conhecimento para os jovens admiradores da Gestão.

Visamos a passagem de conhecimento de forma clara e objetiva, trazendo dicas e experiências quanto a diversos temas ligados a administração, contendo explanação de ferramentas, filosofias, cursos e outras informações.

Como não pode faltar, apresento a vocês nossa visão, missão e alguns objetivos, itens que não podem faltar em nenhum empreendimento com real foco no longo prazo e que busquem não apenas seguir, mas sim alcançar objetivos:

“Ser referência quanto a novas formas de ensino na área empresarial. ”

Missão

“Ser uma ferramenta para comunicação e explanação de diversos temas ligados a administração para o publico jovem e apaixonado por gerenciamento e atividades ligadas a ele.
 Objetivos
  • Atingir um público de 60 visitantes ativos no primeiro ano.
  • Obter feedback positivo quanto a abordagem do blog por 80% dos visitantes.
  • Ter visitantes de 3 estados do Brasil nos primeiros 6 meses.
  • Ter escritores de 3 carreiras diferentes nos primeiros 2 anos.
  • Implantar processos bem definidos quanto ao processo de blog em até 3 anos.
  • Apresentar um case de sucesso devido ao blog em até 5 anos.
  • Sair do mundo virtual para o mundo real em 15 anos.

Dicas de hoje:
1- Ao estruturar objetivos sempre pense em desafios que são possiveis e defina prazos para atingir os mesmos, pois do contrário não existirá motivação e real foco na busca por eles.
2- Missão é o que você entende que seu empreendimento é, já a visão é o que com os objetivos planejados você visa alcançar. Trabalhe os 3 juntos e tenha certeza que todos conseguem explica-los!

Esse é só o início. Espero que gostem e nos vemos no próximo post.
Target para o próximo post: 15 dias!