Gabriel Management Pages

terça-feira, 22 de março de 2011

Existe Verde após a Venda

Bom, já foi visto que a sociedade nesse novo ambiente da economia verde presta mais atenção em empresas sócio-ambientalmente atuantes. O que não vimos e por sinal é bem difícil de achar/ responder foi um comentário do prof. Marcelo Nogueira, "Que tal abordar a questão VERDE no pós-compra?"

Segundo pesquisa realizada pela ESPM aqui no Brasil, a qualidade é o fator mais importante atualmente na hora da compra de um produto, mas os dados mostram fortemente que o pós-venda será o fator mais importante a ser considerado pelo consumidor na futura compra. Em países como Portugal, para a parte de automóveis o pós-venda é responsável por 58% do mercado.
Ele também deveria ser muito considerado pelas empresas, visto que os custos para manter um cliente são 20% dos custos para buscar novos clientes.
Mas o que é Marketing Pós-Venda afinal?
Pós-venda é a fase que se inicia imediatamente após o momento da compra. É nesse momento que o comprador irá avaliar se os benefícios oferecidos pelo produto irão atender às suas expectativas.
E como isso é tratado no Marketing Verde (Ecomarketing)?
O marketing verde consiste de uma ampla gama de práticas que vão desde a coleta da matéria prima até sua disposição. Vem se tornando uma necessidade de todas as empresas, como comentado no post anterior, sendo um diferencial competitivo.
Essa atividade de pós-venda no marketing verde é trabalhada pela logística verde (também conhecida como logística reversa).
Logística Verde, o que é e como funciona?
Tendo como definição ,“O processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, o fluxo de custo eficaz de matérias-primas, estoque de processos, produtos acabados e informações relacionadas desde o ponto de consumo até o ponto de origem a fim de recapturar ou criar valor ou eliminação adequada.” (Dale S. Rogers e Ronald Tibben-Lenbke), a logística reversa, é um importante fator no pós-venda nos dias atuais.
O comprador sente-se parte integrante do processo ao mesmo tempo em que tem uma noção que está cumprindo com seu papel para a sociedade, fazendo o correto descarte do produto.
Para a empresa, a logística verde trás todo um novo processo, mas os números indicam que este vale a pena.
·         Com um sistema eficiente de logística verde, a empresa poupa 10% dos seus custos logístico.
·      Gera novos produtos para o portfólio, com um custo/preço diferenciado. Nos US 10% de tudo que é vendido vem do processo de Logística Verde, um montante de US$ 20 bilhões das vendas. Um exemplo é o GARS da IBM(http://www.ibm.com/expressadvantage/br/bancoIBM.phtml )
Na Europa e US está técnica já é utilizada em escala moderada, mas no mundo ainda é considerado um mercado embrionário e em franca expansão, afinal ela ajuda no pós-venda, apóia a produção e enxuga as finanças.
Para facilitar o entendimento, eis o processo:
O produto volta das mãos do consumidor de volta para a empresa, onde sofre analise e tem seu destino apontado.
Se for para rejeitado, vai para descarte de forma ecológica e inteligente.
Se for reciclado ou recondicionado ou estiver já pronto para revenda, compõe o estoque, podendo ser enviado de volta a fabrica para tratamento e utilização ou recolocação para o mercado. Nesse momento é que a fabrica corta alguns custos.
Muita atenção deve ser destinada principalmente ao descarte (disposição), pois quando o produto não pode ser mais aproveitado de outra forma, deve sofrer o descarte em local próprio para tal. Cada tipo de material tem uma forma de descarte específica de forma que não cause impactos negativos na natureza.
Então....
O pós-venda verde é sim algo possível, tem capacidade de gerar margens de lucro maiores e é um diferencial competitivo tanto nos olhos do comprador quanto das empresas.
Pense nisso antes que você ou sua empresa fiquem defasados. Afinal existe Economia Verde, Marketing Verde, Logística Verde. É tudo uma questão de escolha entre “Green or gray economy”.
PS: Empresas que usam Logística Verde nos negócios: Empresas por ramo

PS: Existe também uma serie de pensadores que entendem logística verde como um pacote de atividades que incluem: remeça de produtos em pacotes ao invés de batches pequenos; uso de combustíveis alternativos nas maquinas e veículos; redução do uso de embalagens; utilização de matéria-prima extraída de forma sustentável; construção de locais para manufatura e estocagem que não gerem danos ao meio-ambiente; reciclagem e reutilização de materiais.

Dicas de Hoje:
-Pense Verde, pode gerar resultados interessantes e lucrativos.
-É importante sempre se manter atualizado, entender o mercado e pesquisar bastante para entender sobre os diversos assuntos. Estudos Continuados e “Versatilismo”.
PS¹: If you are using Google translation to see this blog, please be advised that since it is not perfect, some concepts might be hard to understand. Hope you liked GMS. We sure enjoyed your visit. Be my guest to leave comments and e-mail me.

Dúvidas e sugestões: casalsgh@gmail.com

2 comentários:

  1. Fala Casals,
    depois de um tempo sem passar aqui, resolvi dar uma olhada em alguns posts e vi que o conteúdo está melhorando cada vez mais!
    Parabéns cara!!
    Grande abraço,

    Renato Murce

    ResponderExcluir
  2. Grande Renato Murce,

    Muito bom receber esse feedback!

    Tenho buscado algumas melhorias para o GMS tanto em termos de layout quando em atendimento de possiveis necessidades do público, com informações mais acertadas e novas formas de integração (ex: pagina no facebook e o projeto FA-GMS).

    Espero que continue vindo por aqui,apreciando a leitura e divulgando.

    Grande Abraço,
    Gabriel Casals

    ResponderExcluir