Gabriel Management Pages

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Continue a Nadar


O estudo continuado é algo muito importante no desenvolvimento profissional. Seja você um pequeno peixe no oceano, buscando seu primeiro estágio, ou até mesmo se você já é o Poseidon, mandando em tudo do ambiente que está inserido, é muito importante buscar sempre novas informações, novos conhecimentos, novos aprendizados e atitudes.

Tipos- Modelos:
No mundo dos negócios as pessoas eram classificadas basicamente em duas categorias que continuam existindo:
1-     Generalistas:  Sabem um pouco a respeito de vários assuntos. Apesar de terem a possibilidade de dar pontos de vista diferenciados, pensando em múltiplos aspectos, não são capazes de tomar decisões definitivas e sempre precisam  de apoio dos especialistas para fechar os assuntos. É o famoso profissional PATO: Nada, anda, voa e de fato não faz nada direito!

2-     Especialistas: Sabem muito de um assunto, conhecendo os mínimos e mais diferenciados detalhes, mas sobre apenas um assunto. Vivem muitas vezes em uma caixa e nesse mundo globalizado, podem não perceber uma tecnologia sendo substituída. Ex: Especialista na gravação de LP’s, tecnologia que está morta e substituída pelo CD, que já foi mais forte no mercado.
Mas nesse mundo globalizado e altamente competitivo, surgiu uma nova categoria, o profissional Versatilista.
3-     Versatilista: Sabe bastante sobre vários assuntos. Ele ao mesmo tempo em que sabe detalhes específicos de um assunto, entende sobre outros assuntos que também impactam o resultado e está sempre em busca de novos assuntos para seu portfólio. Se você acha que o exemplo seria o Super-man, você está muito enganado. Esse é um profissional camaleão, alta adaptabilidade.

O Estudo Continuado:
 O estudo continuado possibilita ampliar as condições de sucesso. Um profissional que mantém o radar sempre ligado,busca novos conhecimentos tem sempre possibilidades de trocar de área, crescer e se desenvolver, se tornando (e se colocando como) peça fundamental na tomada de decisão. Afinal para o estudo continuado é necessário ter alguns traços semelhantes com o de alguém que quer desenvolver o pensamento estratégico, curiosidade, foco no futuro, flexibilidade no pensamento e principalmente ampliação continua de conhecimento, características importantes para se ter em um tomador de decisões.
O livro da Harvard Business Essentials Hiring and keeping the best people – trata dois tópicos no foco da empresa ao escolher um funcionário para receber  um treinamento. Fiz algumas edições e os coloco tanto para empresas quanto para pessoas e pensando em treinamento e desenvolvimento de habilidades, eles são:
§  Olhar para o mercado e ver quais as técnicas e novas técnicas que devem ser estudadas para acompanhar os avanços tecnológicos.  Ex: Obama, que viu as redes sociais, usou e abusou delas, aprendendo e se elegendo graças a ela. Nenhum outro político tinha feito isso com intensidade, agora vários estão buscando isso.
§  Dominar habilidades necessárias para progredir na empresa ou área desejada. Ex: Buscar certificações de Consultoria (CMC) para atuar na área de Consultoria.
Mundo Globalizado e o Estudo Continuado;
Vontade de aprender é algo essencial, uma habilidade muito importante para se ter em uma equipe global ou que pense de maneira global. O livros como Harvard Business Press – Leading Virtual Teams – cita que dentre as skills necessárias em um time virual (longa distância) é fundamental ter pessoas com o skill de dominar novos skills. A revista Época Negócios (revista brasileira de negócios) na edição de 145-pg. 54, em uma matéria a respeito de cabeça global, coloca a vontade de aprender como um característica fundamental, citada pelos entrevistados, profissionais de diversos níveis.
Continuando...
Manter-se ativo e estudando, seja fazendo cursos ou lendo artigos, blogs ou livros, é algo essencial para chegar ao topo e se manter lá! Afinal, chegar ao topo não é fácil e manter-se em cima é mais difícil ainda.
Perguntas Relevantes:
Qual a melhor maneira de Continuar Estudando?
-Não existe melhor maneira, mas sim a maneira que melhor se adapta a seus objetivos e metas. Pode ser um curso, um livro, os dois, outras coisas, não importa. O importante é continuar.
Preciso estudar todos os dias?
-Não se faz necessário estudar todos os dias, apenas estar sempre em contanto com informações e estudos. Particularmente eu vejo noticias todos os dias, mas só comecei a ler mais artigos e livros agora, antes fazia mais cursos.

Dicas de hoje:
1- Uma boa forma de se manter estudando e vendo as novidades é acompanhar blogs específicos, como o da Harvard Business School (http://blogs.hbr.org).
2- Fazer cursos e-learning é interessante e tem muito de graça que servem para aprender um pouco e desenvolver alguns conceitos e mesmo reciclagem em determinados assuntos. (próximo post será de e-learning).
3- Não deixar a preguiça bater- Não se sabote!
Não deixe de votar na enquete: Você gostaria de discutir as idéias do GMS em um canal mais dinâmico?
Próximo post TARGET: 7 dias
PS: If you are using Google translation to see this blog, please be advised that since it is not perfect, some concepts might be hard to understand. Hope you liked GMS. We sure enjoyed your visit. Be my guest to leave comments and e-mail me.

Dúvidas ou sugestões- casalsgh@gmail.com

Um comentário:

  1. Boa Casal ! Gostei do assunto e do texto. Você só escreveu PREGUIÇA errado.. :D

    Bjundas

    ResponderExcluir