Gabriel Management Pages

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Diga-me como andas e te direi quem És

Dentro de um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, onde você deve continuar sempre se atualizando e buscando novos conteúdos existem temas que vem sendo cada vez mais citados como: Pensamento Estratégico, Liderança, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Processos, entre outros. Todos esses envolvem direta ou indiretamente pessoas, que potencialmente participam de um grupo ou uma equipe.

Em alguns momentos o que leva ao sucesso ou fracasso na liderança, na condução da estratégia e principalmente no gerenciamento de um projeto é saber diferenciar um grupo de uma equipe.

Você sabe a diferença entre Grupo e Equipe?

GRUPO
EQUIPE
Objetivo individual
Objetivo compartilhado
Interdependência entre pessoas baixa ou nula
Interdependência entre pessoas alta ou muito alta
Funcionário reportando para o chefe
Colaboradores reportam para todos os membros  com a finalidade de manter comunicação
Tarefas mais repetitivas
Tarefas pouco repetitivas
Desafios sem muita complexidade e não necessitando de diferentes conhecimentos
Desafios complexos que necessitam de diversos pontos de análise e conhecimento
Apenas alta hierarquia participa do processo de tomada de decisão
Várias pessoas de diversos níveis hierárquicos participam do processo de tomada de decisão


Ex¹: Realizar análise do Blogs GMS mensalmente, dividindo quantidade de acessos por pais, quantidade de curtir recebidos, estudar vezes que o blog foi divulgado e por quem foi divulgado e ainda sites de referência.
Ex²: Realizar campanha de Marketing para estudar os leitores do GMS e trabalhar uma forma de ter acessos de  pessoas de  10 empresas e 25 universidades situadas no Brasil.


Analise:

O Ex¹ é um típico trabalho que pode ser aplicado dentro de um GRUPO. Alguém definiu o que deveria ser visto, e o desafio não é muito complexo, sendo uma tarefa repetitiva e que não necessita de brainstorms, correções e diversos tipos de conhecimento. Só é necessário conhecer sobre as ferramentas de estatística do blog e fazer os levantamentos.
Já o Ex² é um trabalho em que pode ser aplicado dentro de uma EQUIPE, pois é uma campanha de marketing, com análise dos leitores aplicada a um desafio maior e com metas de expansão para empresas e universidades, o que demanda um planejamento específico e uma equipe dedicada a levar o GMS para outros pontos.

(OBS: As duas poderiam ser aplicadas a realidade, visto que Gabriel Casals é a pessoa que faz as atividades do Ex¹ e realiza a atividade do Ex² contando com a ajuda de diversos leitores que tem em comum a vontade de compartilhar conhecimentos em Administração – o que já proporcionou o alcance para 4 empresas e 10 universidades até onde sei.)

Meu Grupo ou Equipe precisa de que para ser formado?Para se formar qualquer deles se faz necessário criar uma ordem, definir/escolher o líder e os subordinados e posteriormente analisar em que quantidade precisa das seguintes características:

Talentos
Influência organizacional
Experiência
Conhecimento
Know-How Técnico
Capacidade Analítica


Quanto mais precisar de cada uma das características, mas perto de uma equipe você estará.

Um grupo não é melhor que uma equipe assim como uma equipe não é melhor que um grupo. São apenas diferentes e aplicáveis em situações distintas. Claro que serão atribuídos para equipe resultados ampliados, mas isso se deve ao fato de esta lidar com desafios ampliados.
Você trocaria uma lâmpada, faria analise dos seus gastos domésticos ou a lista de compras do supermercado usando uma equipe?
Espero que não. Seria um esforço desnecessário aplicar uma equipe para uma tarefa simples, sem um desafio de grande complexidade.

Você tentaria ganhar a Copa do Mundo com um grupo?
Perfil Seleção Francesa 1998:
A França tinha bons jogadores e um time sólido, com alguns líderes, objetivos comuns e um projeto que criou uma equipe(1995-1998) que conquistou a copa do mundo no ano de 1998.
Perfil Seleção Francesa 2010:
A França de 2010 tinha bons jogadores e poucos objetivos comuns, decisões que eram tomadas apenas pela comissão técnica, montou um grupo(2009-2010) e foi uma infeliz surpresa na Copa do Mundo, com muitos problemas e desentendimentos que levaram a uma volta para casa bem cedo dentro da competição.
Resumindo, é melhor aplicar uma equipe quando:
1-Tarefa Complexa e são necessárias muitas habilidades.
2-Objetivos são interdependentes entre pessoas e departamentos (
mais gente envolvida e pessoas dependendo uma da outra para fechar uma tarefa).
3-Objetivos tem prazo. (Se objetivo não tem prazo pode ser igualado a uma tarefa rotineira).

PS: Post pedido por @cassiorozelli e que entendo que pela enquete já realizada seja de agrado para mais 14% dos leitores, que votaram Trabalho em Equipe como o assunto mais relevante. O próximo post será em função de um pedido de Victor Jacovazzo, Presidente da SIFE CEFET-RJ.

Dicas de hoje:
1- Nunca pense que é melhor ter uma equipe. Avalie a situação e entenda que um grupo muitas vezes é importante e dá resultados sólidos.
2-Equipe ou Grupo mal geridos e desmotivados levam ao mesmo resultado- Fracasso!
Preste atenção para não deixar a bola cair.
3-Desenvolva relacionamentos interpessoais, networking é um diferencial no mundo atual.
PS²: Esse post foi feito com base em conhecimentos práticos e também o livro -Harvard Business Essential, Creating teams with an edge.
PS³: If you are using Google translation to see this blog, please be advised that since it is not perfect, some concepts might be hard to understand. Hope you liked GMS. We sure enjoyed your visit. Be my guest to leave comments and e-mail me.

Dúvidas e sugestões: casalsgh@gmail.com

4 comentários:

  1. Nice thoughts Gabriel. You do pick the essence very well. Here, I see an interesting contrast between group vs. team and your post clearly suggests both have their merits and is largely situational. Although groups are called 'teams' here, but they operate the way you have suggested above. It's difficult to say one is better than the other but given a choice a team boasts more diversity, ideas and is ideal for handling medium/big assignments.

    ResponderExcluir
  2. For sure @arifkhan7 If I had to choose, I would choose for a team. It realy makes a difference, and you must make much more effort to get to the Team position than to the Group position.

    But it worths it cause when in a team, there are not just one but some people thinking, sharing their expertise and trying to solve the problems heading one way only-> to success.
    And as that popular saying: "there is no I in a Team". that is the huge difference.

    ResponderExcluir
  3. Pedro Henrique Casals29 de janeiro de 2011 13:16

    Acho que é por isto que existe tanta controvérsia sobre Administração ser ou não ciência. Afinal, não existem soluções universais em Administração e aquilo que dá certo em uma dada situação eo empresa pode dar muito errado em outra. Administrar exige bom-senso e criatividade constantes.

    ResponderExcluir
  4. Casals,
    como sempre mandandando bem!!


    abraço,

    R. Murce

    ResponderExcluir