Gabriel Management Pages

terça-feira, 19 de abril de 2011

Seja o que for, mas seja!

Marca é a primeira coisa vista pelo cliente que olha uma empresa. O logotipo é, em muitos casos, o primeiro fator da marca percebido pelos clientes.
As empresas sabem disso e evitam realizar trocas nos logos, por se tratar de um processo cheio de incertezas, que gera um grande risco e pode ter resultados negativos.
GAP entre agradar e não agradarComo exemplo de resultado negativo o caso da GAP, que em 2010 tentou trocar a logo para modernização e não teve um resultado muito satisfatório. Foram tantas as reclamações que a empresa de moda americana voltou atrás na decisão e ainda busca um novo logotipo que agrade ao público. Veja links para revolta: http://www.bnet.com/blog/advertising-business/decoding-the-real-reason-gap-changed-its-logo/6131?tag=content;drawer-container e http://www.bnet.com/blog/advertising-business/did-sales-decline-trigger-the-gap-8217s-disastrous-new-logo/6120?tag=content;drawer-container
Alinhamento Estratégico Outras empresas, como o caso do Starbucks, trocaram a logo para que a mesma fique alinhada à estratégia global da corporação e por conseqüência, a imagem que a empresa busca passar a todos os clientes.
Na nova do Starbucks, por exemplo as palavras Starbucks Coffee não aparecem mais, pois com apenas a imagem da sereia o símbolo fica mais internacional (seguindo exemplos de Nike, Adidas, IBM, HP etc ), alinhado com a estratégia de entrada em novos mercados e com a extensão do portfólio de produtos, que inclui muito mais que diferentes tipos de café atualmente. Noticia no Terra:
http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201101061343_RED_79463537

 
Ainda com relação a novas logo para alinhamento, o Google Crome recentemente recebeu uma modernização na logo. Isso foi feito com o intuito de tirar um pouco a possível complexidade da logo. Com a existência de todo um conceito da Google para userfrendly, nem o Crome escapou de pequenas alterações que deixaram a logo mais plana e sóbria. Outra visão: http://tecnoblog.net/59441/google-chrome-ganha-nova-marca/
ModernizaçãoA empresa brasileira O Boticário também realizou alteração de sua logo, essa foi lançada dia 27/3/2011. A nova logo veio para modernizar a imagem e aproximar mais ao público feminino, tentando transmitir toques suaves e elegantes. Noticia na web: http://louconaopublicitario.blogspot.com/2011/03/novo-logo-do-boticario.html

GMS troca logo!
A logo da Gabriel Management School, como provavelmente perceberam, foi alterada. O que gerou essa modificação foi ver na nova imagem algo mais dinâmico e moderno, que se alinha mais com os ideais da GMS para o presente e futuro. GMS sinceramente acredita que essa alteração foi feita para a melhor.
Impacto dessa alteração, principalmente em um período que a marca pretende se firmar pode ser grande, mas devido ao cunho mais profissional da nova logo é possível que haja uma maior aceitação e credibilidade após sua adoção.
As palavras do designer PH para a logo foram “mais dinâmica, circular, remetendo a algo despojado, porém sério”, algo que se une bem a marca em desenvolvimento GMS.
Nova marca, nova logo
O Mc Donald é uma marca conhecida mundialmente e 17 colocada no ranking de brands mais valiosas. Essa brand por mais incrível que pareça está sofrendo alterações, porém isso vem sendo feito de uma forma muito profissional e gradativa.
A marca Mc Donald está buscando uma imagem mais próxima da Economia Verde, com ações de sustentabilidade ambiental. Por exemplo óleo sendo reciclado e transformado em uma forma alternativa de combustível que abastece a frota da empresa. Outra ação é a ampliação do portifólio que inclue o McCoffee e saladas, que vem tirando um pouco a cara do palhaço Ronald da rede e deixando uma mais saudável.
Motivada pela mudança, na nova imagem conta com um novo layout (com mais cores madeira em suas lojas) e com a nova logo sendo estampada em suas atividades.
Abaixo a nova logo com o vermelho substituído pelo verde escuro e “M” amarelo.


Próximo Post Harley Davidson
Site que mostra outras logos e suas evoluções: http://www.logoblog.org/nike_logo.php
DICA DE HOJE:
-Para cada ação existe uma avaliação que deve ser feita.
-O que você pensa e o que você transmite devem ter um mínimo de diferença quanto a marca(seja pessoa ou empresa).
PS¹: If you are using Google translation to see this blog, please be advised that since it is not perfect, some concepts might be hard to understand. Hope you liked GMS. We sure enjoyed your visit. Be my guest to leave comments and e-mail me.

PS²: Lista das Top 500 Brands: http://brandirectory.com/league_tables/table/global_500_2011

Dúvidas e sugestões:
gabrielmanagementschool@gmail.com ou contato via algum dos módulos descritos no Free Advisoring GMS .

terça-feira, 12 de abril de 2011

Cara - Crachá

Todas as empresas encontram nos clientes uma possibilidade de crescimento. O cliente que rejeita a empresa gera uma oportunidade de entender um nicho, o cliente que é fiel gera a oportunidade de entender quais atitudes influenciaram na fidelização. Por isso estás usam de estratégias de marketing verde, buscam a satisfação e entrega de valor para seus consumidores, para que eles olhem para a empresa e mostrem ou concretizem as oportunidades com atos de aquisição de bens.
Depois dessa visão de empresa, pare e pense: o que é a primeira coisa que você, no papel de comprador ou consumidor lembra quando olha para uma empresa?

A resposta para essa pergunta é a marca.
Sendo a vendinha da esquina ou a empresa número 1 do mundo, todo empreendimento tem uma marca. Esta é composta pelas pessoas, pela imagem transmitida (slogan e todas as questões de layout como logotipo, arrumação física, limpeza etc.) e pelo total da satisfação gerada no ato da aquisição da solução( qualidade percebida, valor gerado, abordagem de atendimento, etc.).
No mundo competitivo que nos encontramos, existe uma linha de estudo dentro do marketing específica para estudo da marca. A essa linha de estudos chamamos Branding.

Se mesmo com essa descrição ficou com duvida, vamos a definição de Branding: Segundo Pavitt (2003) “branding é principalmente o processo de afixar um nome e uma reputação para algo ou alguém” para Guimarães (2003) “o branding é uma filosofia de gestão de marca, ou seja, uma maneira de agir e pensar sobre uma determinada marca” e segundo Rodrigues ( 2006) ele tem a função de “a interação do branding é fazer com que a marca ultrapasse sua esfera econômica, passando a fazer parte da cultura e a influenciar o comportamento das pessoas, num processo de transferência de valor para todas as partes interessadas da marca”

A marca e a logo são a mesma coisa?
Não, a logo é um dos fatores que está contido na marca. Ela é o símbolo que representa uma empresa. Por exemplo a logo do GMS, que foi desenvolvida pelo
Pedro Henrique Ribeiro, é:
e  a marca GMS é imagem percebida no layout da pagina, no slogan “ Nossa management school”,na logo, na qualidade entendida pelo leitor sobre os posts, pelo posicionamento da GMS em mídias sociais, entre outros.
Próximo Post: Marcas, logos e cases!

DICA DE HOJE:
-Pessoas não tem logo, mas tem marca. Pense e avalie como anda a sua. (o post trata apenas uma breve iniciação nesse tema que é muito denso).
-Valorize seu peso como cliente. Se a empresa te tratar mal, de um feedback e se nada for feito, não volte e fale mal dela abertamente.
PS²: If you are using Google translation to see this blog, please be advised that since it is not perfect, some concepts might be hard to understand. Hope you liked GMS. We sure enjoyed your visit. Be my guest to leave comments and e-mail me.

PS³: Lista das Top 500 Brands: http://brandirectory.com/league_tables/table/global_500_2011

Dúvidas e sugestões:
gabrielmanagementschool@gmail.com ou contato via algum dos módulos descritos no Free Advisoring GMS .

domingo, 10 de abril de 2011

Resolução Case B2 Company

Como prometido, venho trazer a solução do Case da B2 Company.

Nesse momento é importante mostrar que foi utilizado um passo a passo para a tomada de decisão, para garantir que as alternativas fossem enumeradas e pudesse ser feita uma escolha baseada em analise de causas e suas possíveis consequências.
1.O  problema:
Como minimizar os impactos adversos do corte de pessoal.
2.Delimitando o problema:
Problema é da parte operacional e recursos humanos da fábrica. Causa impactos indiretos também na marca B2 Company  e governo local.
Afetará todo o pessoal da produção.
3.Levantamento de hipóteses de causa:
Ambiente do mercado, globalização, falta de atualização, má divulgação, mau posicionamento da empresa no mercado.
4.Analise causas:
Globalização e ambiente do mercado são a causa do problema. Estes causarão um impacto muito negativo sobre a pequena cidade como um todo, pois haverá  perda dos impostos, impossibilitando o crescimento da cidade e investimento no bem estar local.
5.Possíveis soluções:
1.    Demitir o pessoal e encerrar o assunto.
2.    Atrasar a demissão do pessoal até que esforços tenham sido feitos para vender a fábrica.
3.    Oferecer transferência dos funcionários para outras fabricas da empresa.
4.    Oferecer transferência e ajudar funcionários a encontrarem novos empregos.
6.Analise possíveis conseqüências:
1.    Mal estar do povo para com a B2 Company.
2.    Perda de uma fábrica, diminuindo ainda mais a produção.
3.    Satisfação dos funcionários, mas ainda sim alguns seriam demitidos. A Cidade teriam menos pessoas para se preocupar, mas ainda teria um número de desempregados.
4.    Satisfação dos funcionários e minimização da quantidade de desempregados, deixando a situação estável, dentro do possível.
7.Escolhendo a alternativa:
Alternativa 4 é a escolhida.
8.Comunicar aos envolvidos a escolha.
Comunicar a todos os funcionários como a tomada de decisão foi feita e a escolha definida.
9.Implantação :
Transferência de uma parte do pessoal, funcionários que se destacassem muito.
A empresa colocará anúncio em jornais “Banco de Talentos B2 Company”.
Empresa fornece cursos profissionalizantes de curto prazo para funcionários.
10.Avaliação e controle de resultados:
Toda tomada de decisão deve ser feita pensando nas formas de controle. Nesse caso específico da B2 Company, deve ser mensurado  o número de profissionais que ficaram desempregados e quantos foram empregados.
Os que não conseguissem emprego devem contar ainda com com ajuda da empresa por mais um período de tempo.
PS: A B2 Company não existeporem existem casos muito parecidos com esse no Brasil e no mundo, e são casos muito reais!Uma decisão de fato pode afetar muito mais que o imaginado, então lembre-se desse caso em decisões futuras, analise alternativas e suas consequencias antes de dar os próximos passos.

terça-feira, 5 de abril de 2011

CASE B2 Company

A  B2 Company, uma empresa de calçados tradicional com 10 fábricas no norte-nordeste brasileiro, resolveu fechar sua fábricas de Cotagem, município de Minas Gerais (Brasil). O ambiente do mercado de calçados, no qual a B2 Company perdeu muito seu prestígio  para a enorme quantidade de concorrentes,  está a forçando  B2 Company a cortar custos e fazer o downsizing nessa fábrica, levando ela a cortar 50% de sua força de trabalho no munincípio como forma de tentar se manter. 

A empresa conta com 216 colaboradores na industria desse munincipio. A
lguns estavam na empresa há  16 anos, outros há 6 meses. 
De acordo com a política da empresa, eles receberiam uma indenização equivalente a uma semana de pagamento por cada ano de trabalho.
O Fechamento dessa fábrica, cortando metade do plantel, deixará desempregada uma quantidade significativa de pessoas dessa pequena comunidade. O desemprego causado terá um impacto muito negativo sobre a município como um todo, pois a perda dos impostos da B2 Company e perda dos impostos dos colaboradores afetará a economia da cidade que não terá caixa  suficiente para se manter e investir no bem da cidade.
Como gestor, qual deverá ser a sua decisão para: minimizar o impacto negativo que o fechamento da fábrica teria sobre os empregados, suas famílias e o município de Cotagem.
Próximo Post ainda essa semana divulgará uma alternativa para esse case!
_____________________________________________________________________
DICA DE HOJE:
- Pense que sua decisão pode impactar mais do que você pensa, por tanto, tome decisões cuidadosamente.
- Respeito ao próximo é uma saída importante em todos os momentos.
PS¹: If you are using Google translation to see this blog, please be advised that since it is not perfect, some concepts might be hard to understand. Hope you liked GMS. We sure enjoyed your visit. Be my guest to leave comments and e-mail me.

Dúvidas e sugestões: casalsgh@gmail.com ou via  FA-GMS na barra a direita.

PS²: Previsto para semana do dia 10 de Abril a entrega do projeto FA-GMS e também um post a respeito de logos e marcas. Como prévia, segue a nova logo do GMS que foi desenvolvida pelo Designer Pedro Henrique Ribeiro, para já pensarem no assunto.