Gabriel Management Pages

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CHA, QUE CHA?

CHA para a área da administração são os conhecimentos, habilidades e atitudes de uma pessoa ou equipe.
Um bom CHA pode te levar ao sucesso, mas um CHA ruim de fato não vai te levar a lugar algum.
Leia com atenção, mas veja também o mini caso mostrando uma decisão tomada a partir do uso do CHA Aplicando CHA.PDF
  • Conhecimentos são as experiências teóricas, ou seja, sua formação, seus cursos, seu know-how, tudo que tange o saber de uma pessoa ou equipe.
    É fácil pensar em figuras que sejam notadas por essa característica, entre elas o Einstein, o Taylor, Sheldon Cooper, entre outros.
  • Habilidades são as coisas que conseguimos fazer, sejam essas habilidades inatas ou resultado de treinamentos. 
    Como exemplo, o Ronaldinho que desde de pequeno já jogava muita bola no futebol de salão, já outras habilidades devemos desenvolver ou agregar, como é o caso de gerentes que aprendem a tomar decisões, jovens empreendedores etc. 
Segundo a HBS no livro Criando Equipe, as habilidades para uma equipe são divididas em quatro grupos básicos:
·         Técnicas- São as expertises específicas (ex: Saber tratar o mercado criação de búfalos no noroeste da Indonésia).
·         Solução de Problemas- É a capacidade de analisar um problema e responder a ele de forma a solucioná-lo. (ex:  Restaurante está perdendo muito dinheiro e não sabe de onde.  Alguém deve achar o gargalo das finanças e atuar de forma corretiva na questão).
·         Interpessoal- é o trabalhar bem com os outros, construir networking e viver em sociedade.(ex: conversar e escutar amigos ou colegas de trabalho)
·         Organizacionais- é o conhecer e atuar dentro da organização ou local que se está inserido, entendendo políticas, hierarquias e unidades. (ex: Qualquer empresa tem uma hierarquia, pois tem presidente e subordinados, tem suas políticas ou regras escritas e não escritas).
  • Atitudes é a parte da emoção que influencia a escolha das ações e as respostas a estímulos, e são dirigidas, ou fortemente correlacionadas, com o conjunto de valores, crenças, princípios e mesmo às opiniões. É o FAZER!
Mas não adianta ter só atitude, afinal  como diz o professor Correa “só existe uma coisa pior que um burro: um burro motivado!”, mas que ela é fundamental isso ela é.
Exemplos de pessoas com atitude são Donald Trump, Nelson Mandela, Madre Teresa, Ronaldo, entre outros. São pessoas que tem um senso de empreendedorismo e como já dizia a campanha da Endeavor (instituição referência em empreendedorismo), botam para fazer!
  • Perguntas freqüentes no assunto:
P: Como melhoro meu CHA?
R: Encontrando suas limitações dentro dos 3 pontos do CHA e atuando no que estiver pior. Faça cursos (e-learning por exemplo) , busque um coach (conselheiro, mentor ou figura que admira para se espelhar e tentar se desenvolver), seja mais pro-ativo.
P: Qual o mais importante componente do CHA?
R: As atitudes são realmente muito importantes, pois sem elas você não aplica conhecimentos e habilidades, mas não adianta ser um “burro motivado”, no mundo atual se faz necessário pensar também.
P: Conhecimento e Habilidades Técnicas são a mesma coisa?
R: São de fato muito parecidos, mas pense as habilidades técnicas como algo aplicado( experiência por prática) e o conhecimento como bases teóricas sólidas(experiência por estudo).  A diferença básica entre qualquer parte do conhecimento e da habilidade é que o conhecimento é o SABER e as habilidades são o SABER FAZER (só para complementar as atitudes são o FAZER).

Dicas de hoje:
1- Com atitude pode se ganhar qualquer habilidade ou conhecimento, basta buscar.
Inclusive a ciência já descobriu uma substância chamada mielina , que tem a função
de acelerar a condução de impulsos nervosos cerebrais(fonte: Época Negócios junho 2010, pag. 88). Quanto mais experiência e proficiência temos, mais essa substância se acumula e mais ela se cria, ou seja, quanto mais tentamos aprender mais aprendemos e temos facilidade em aprender e desenvolver uma habilidade, tornado tudo passível de aprendizado e eficiência, bastando se ter vontade para tal.
2-Pratique Atitudes, seja empreendedor- um dos maiores problemas enfrentados no mercado reside no fato de a maior parte das pessoas não ter atitudes, não fazendo por onde pela empresa e nem por elas mesmas. Para ser diferenciado no mercado atual, muitas vezes basta correr atrás e fazer.
3-Nós somos muitas vezes nosso pior inimigo quando o assunto é sucesso, então cuidado para não se sabotar. (Vem ai um post sobre auto-sabotagem, aguardem!).
4-Veja o arquivo Aplicando o CHA (Aplicando CHA.PDF)

3 comentários:

  1. Casals,
    começou com o pé direito!
    Muito bom cara! Interessante essa Mielina!

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Estamos ansiosos pelo post da auto-sabotagem! :)

    ResponderExcluir
  3. Tomando os Clássicos como referência para este post, temos que Fayol já citava como sendo qualidades essenciais a um administrador: qualidades intelectuais, qualidades morais, cultura geral, conhecimentos específicos e experiência, além, é claro, de capacidade física.

    ResponderExcluir