Gabriel Management Pages

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MEA MAXIMA CULPA

Venho hoje escrever sobre um assunto que já foi comentado pelo autor Mark Gulston e pela Você S/A (edição 137-janeiro 2009) que é muito usado por todos - A auto-sabotagem.
Todos nós ou passamos ou passaremos por momentos em que tínhamos um resultado em mente, seja para um projeto, uma nota na faculdade ou qualquer outro tipo de objetivo e nos deparamos com um resultado inferior ao que pretendíamos (podendo ser um fracasso ou só um GAP ). Quando vir esse assunto busque entender se você, por acaso, não é seu próprio sabotador.  (Após ler o texto, responda a enquete por favor).  
Para todas as carreiras esses erros podem colocar seu mundo em cheque.
Cuidado com o Perfil Junior Baiano: Apesar de possuir conquistas de grande relevância na carreira como Mercosul, Campeonato Brasileiro, Libertadores e mesmo alguns pela seleção brasileira, o Junior Baiano era mestre em fazer gols contra de  todos os jeitos, tendo em seu portfólio azar, moles e mesmo golaços que deixariam Ronaldinho com inveja.
As pessoas costumam  lembrar dele mais pelos gols contra e alguns problemas dentro de campo do que pelos seus títulos, conquistas e belíssimas atuações.
Com isso pense bem, como você lembra do Junior Baiano? Se não lembrar  tudo bem, pense  em Lindsay Lohan, Amy Winehosue, Maradona, Zidane, Charlie Sheen e tantos outros exemplos de pessoas que mancharam a carreira por conta própria e com certa facilidade.
Esse problema da auto-sabotagem, quanto antes for descoberto e tratado, melhor será para a sua carreira e mesmo vida pessoal. Segue uma tabela com algumas sabotagens (listadas pelo Mark Gulston/VC S/A) e suas conseqüências (editadas por mim):


                                                                                   Clique neste Link para ampliar a imagem

Impossível não comentar sobre alguns dos listados, como o caso do primeiro item da lista (adiar tarefas e decisões) onde encontramos um dos maiores problemas das corporações e que é causado por cada pessoa, pois agimos dessa forma ao deixar para depois o que poderíamos fazer agora. Seja diferenciado, não caia nessa de adiar, adiar e adiar- Teve a oportunidade vá e faça – posso garantir que isso é um diferencial e te impulsiona a não ser mais UM/ UMA, te levando a ser O / A.
Burlar as regras também é um assunto difícil de não comentar. Acredito que seja por um pensamento de Lei do menor esforço ou por não entender que a burocracia e leis são em certos momentos importantes que as pessoas continuam se queimando por causa disso. Se é para pensar em Lei do menor esforço, pense na Lei de Murphy antes e evite uma punição que pode ser alta.
Outro problema encontrado facilmente em todos os ambientes é o não saber escutar. Já perdi a conta de quantos livros, revistas e palestras vi que tratavam o assunto escute ao próximo. Talvez seja por um problema de gerações (assunto bom para futuros posts) ou em alguns casos  um pensamento egocêntrico, mas o fato é que esse assunto ainda tem de sair dos textos para as ações.
Finalizo esse post com a seguinte pergunta: E ai, você já se sabotou? (responda também lá na enquete)

Dicas de hoje-
1-  Ser impulsivo nem sempre é ruim, confie nos seus instintos sempre que possível, mas seja uma pessoa planejada. Tome decisões pensadas e não simplesmente pule de cabeça sempre que achar que deve.
2- Errar não é algo necessariamente ruim. Erros fazem parte do nosso aprendizado e crescimento, admita que errou e não fique inventando desculpas. Aprenda com os erros e então siga em frente.
3- É preferível você saber onde erra do que os outros saberem onde você erra, mas você não.

Próximo post TARGET: 7 dias
Dúvidas ou sugestões- casalsgh@gmail.com

8 comentários:

  1. Fala Gabriel. Texto legal, acho que se você aprofundar nesse assunto o seguinte livro pode te ajudar:

    http://www.amazon.com/Blink-Power-Thinking-Without/dp/0316172324

    Ele "ensina" como que as pessoas que pensam "certo" fazem isso rápido.

    ResponderExcluir
  2. Agora sei de onde surgiu o papo da auto-escola.
    Primeiro item da lista de auto-sabotagens.haha
    Show de bola Casals. Gostei . Keep walking =]

    Diego Barreto .

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante e relevante o tema.

    ResponderExcluir
  4. Construir uma carreira, em qualquer profissão, é um trabalho que requer tempo, estudo, dedicação e força de vontade. Além disto, requer também autodisciplina, para que não coloquemos tudo a perder por causa de atitudes erradas.

    ResponderExcluir
  5. Então, não concordo com diversos pontos. Vamos lá:

    1. Os exemplos da Lindsay, Amy, e cia. são de outro perfil. Esse perfil está mais associado a preferência de uma pessoa converger diversos problemas em um só. O assunto é complexo, podemos fazer um post sobre isso, mas não seria sobre adm. :)

    2. Regras são super-estimadas. Regras devem ser vistas como sugestões e adaptadas lógicamente sempre que possível, visando a melhoria de um sistema.

    3. A Lei do Menor Esforço tem um conceito mais complexo do que parece. Não a subestime. Racionalizar esforços é vital para virtualmente todos os aspectos de uma vida.

    4. "Não escutar". Sub-item do maior problema da humanidade (mesmo antes de dinheiro e sexo), a comunicação (isso daria um post fantástico, de fato).

    E respondendo a enquete que os comentários anteriores a este ignoraram..
    Sim! Inclusive é uma atividade constante.
    Mas o importante é você entender o objetivo da sabotagem, geralmente associado a provar uma teoria, como testar um ou mais indivíduos, manipular situações, e aplicar a Lei do Menor Esforço quando ela for bem vinda. :)

    ResponderExcluir
  6. Mps,primeiramente só tenho a agradecer os pontos que levantou. A participação de todos é o que fará com que esse blog tenha e ganhe sempre VALOR.
    Seguem alguns comentários sobre os itens apontados:
    1- De fato entrar nos méritos(ou demeritos) de personagens como Amy e Lidsay não são muito de adm. Mas vejo o impacto de carreira sendo igual para qlquer carreira. Pense em um sujeito que faz um comentário infeliz como foi o do nosso Governador ("quem nunca teve uma namoradinha que teve que abortar")- é um tiro no pé e por não ter autodisciplina ( q no meu ver é o mesmo tipo de problema das meninas, mas em momento diferente).

    2-Estou de total acordo com vc!

    3-Racionalizar é de fato vital, mas minha intensão foi tocar no ponto preguisa ou fazer nas coxas- fazer de mau jeito.

    4-Pretendo fazer um post sobre comunicação e trazer um tema que vi recentemente num debate muito interessante que participei da HBR - "Multiplying up" - só que precisarei de mais material para fazer ele direito. Deve sair junto de uma sequência q estou preparando sobre Gestão a Distância.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. 2- Regras são feitas para serem seguidas, a lógica já foi pensada antes de se criar a regra, se não seria um guideline ou sugestão. Por esse lindo pensamento, os cidadões brasileiros sao os mestres em quebrar regras / leis por que os mesmos fizeram uma interpretaçao a parte. Mais importante que a regra é o law enforcer, esse tem que fazer o trabalho dele para manter todos na regra (auditor, policial, juiz). Rules are to be followed so there won't be chaos.

    3- O ponto do mps nao faz sentido e concordo com o casals no comentário, ele quer dizer nao o tempo gasto e sim a atitude do ser em aplicar o seu tempo na tarefa. Vc aplica a lei do menor esforço para que o issue saia do working, para que o SLA nao expirar. Lei do menor esforço leva a mitigar o problema e não a resolve-lo.. Always do your best, no matter what.

    4- Pior do não saber escutar é o não querer escutar. Maioria das pessoas ouvir evitam criticas construtivas, entrar em discussões e fazer um brainstorming.

    Abs

    Nick

    ResponderExcluir
  8. Nicholas,
    estou de acordo com o seu pensamento no ponto 2. Regras de fato foram feitas para serem seguidas, mas acredito tmbm na colocação feita pelo MPS de ter de existir flexibilidade se assim for necessário. Mais na frente pode até ter um post aqui a respeito de Regras e Conduta. Mas isso só mais para frente.

    No ponto 4 realmente realmente tem mtos pontos dentro do ponto comunicação ou mesmo falhas na comunicação. "Multiplying Up" vai ajudar no pensamento de ambos. Mas como comentado esse assunto já esta dentro do planejamento de futuros posts dentro de uma serie que será de Gestão a Distância que inclusive pode contar com o apoio de alguns leitores antes de vir para o blog.

    PS: Nem esquenta com erros. O importante é entender!

    ResponderExcluir