Gabriel Management Pages

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Mapa da Mina de Ouro

Pronto, foi dada a largada para 2011 e se o pensamento é de fato estratégico, não podem faltar um pouco de planejamento e controle ao longo do tempo.
Convido você a conhecer minha visão a respeito de tarefas, Mind Mapping e também controle.
As tarefas devem ser sempre guiadas por um desafio. Não dá para perder tempo com algo pouco significativo nesse mundo dinâmico que vivemos.  Todas as nossas ações, devem gerar valor e resultados devem ter um objetivo que as sustente e que dê forças para que elas sigam a existir. Basicamente existem duas realidades quanto as tarefas:
Te deram uma tarefa?
Se for você recebendo uma tarefa, verifique seu propósito, afinal melhor saber o que você está fazendo e por que, do contrário pode acabar até se colocando em uma situação pouco favorável. Certifique-se também se você tem os recursos, tempo e expertise necessário no assunto. Outro ponto muito importante é: entender como você será avaliado dentro de metas e padrões mensuráveis.
Se não tiver algum dos itens acima, vá e pergunte a pessoa que destinou para você o task e peça apoio. Se ele não puder fornecer ou não apoiar, provavelmente não era algo tão importante assim.
Você vai dar uma tarefa para alguém (mesmo que esse alguém seja você mesmo)?Escolha a pessoa que considera a mais apta para o serviço ou treine-a para tal, sempre deixando claro como cada meta se encaixa dentro do desafio maior para o qual vocês estão batalhando, especificando de maneira mensurável como aquilo será avaliado. Dentro do possível forneça os recursos necessários. Não pode se esquecer o seguinte fato: JAMAIS DEIXE DE  BUSCAR AJUDAR A QUEM  VOCÊ  ALGO DELEGAR.
A foto abaixo mostra critérios para definição de um bom objetivo ou tarefa:
                                          Clique Aqui para ver a imagem ampliada, e com tradução em inglês.
Agora que sabe  o que são as tarefas podemos seguir para o Mind Mapping.
O Mind Mapping é uma ferramenta bem simples, que nos ajuda a colocar o Planejamento em forma visível, pegando tarefas de objetivos diferentes e colocando elas em um quadro de fácil visualização e controle.
Para montar o seu, comece definindo quais os objetivos que você tem em mente e comece a listá-los em uma folha de papel. Divida-os em categorias, por exemplo Pessoal e Profissional e em seguida faça um desenho, com caixas, tendo você como principal e as outras saindo da sua caixa como no exemplo abaixo. Coloque datas já especificas no seu Mind Mapping e pelo menos pense na forma de controlar seu desempenho, para no futuro visualizar se já atingiu os objetivos ou não.
                                          Clique aqui para ver a imagem ampliada e com tradução em inglês.

Partimos então para o último ponto, que é muito extenso e por isso farei apenas um rápida introdução: Controle
Pergunta 1: O que é Controle?
R: Controle é um processo para medir desempenho e executar uma ação que assegure os resultados desejados.
Pergunta 2: E isso é bom?
Tem um papel positivo na gestão, visto que é sempre bom ter algo “sob controle” e geralmente é ruim quando algo está “fora do controle”.
Pergunta 3: Como ligo Controle a uma tarefa?
R: Você  usa o MBO(Management By Objectives), que é um processo de determinação de objetivos de forma conjunta entre um superior e um subordinado. Com o MBO definido você começa a “cobrar/ser cobrado” por uma tarefa.
Segue um passo a passo para o processo de Controle.
                                                     clique aqui  para ver a imagem ampliada

Não deixem de votar na enquete a respeito de “Qual o assunto mais relevante?”

Dicas de hoje
1- Certifique-se que a tarefa é factível – Não sendo fácil de mais e apresentando um desafio que possa ser alcançado.
2-Algumas dicas para vitórias no trabalho por Arif (Maktion): http://www.slideshare.net/maktion/7-tips-to-winwork
3-Umas dicas de Harvard para não ficar sobrecarregado com tarefas: http://web.hbr.org/email/archive/managementtip.php?date=010311

PS: Para ver o resultado da enquete “Você já se sabotou” com comentários clique neste link
PS²: If you are using Google translation to see this blog, please be advised that since it is not perfect, some concepts might be hard to understand. Hope you liked GMS. We sure enjoyed your visit. Be my guest to leave comments and e-mail me.

Dúvidas e sugestões: casalsgh@gmail.com 

4 comentários:

  1. Great post Gabriel. You seem to have got it all right. And once you start working, you'll realize how these points actually help you in navigating your way through the different challenges that you face.
    PS - Thanks for putting up the #7tips up here.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Casa! Vc utilizou as ferramentas de gestão e levou para a vida pessoal. Se fizer direitinho dá pra otimizar um bom tempo.

    ResponderExcluir
  3. Leitura rápida, objetiva, e simples. Excelente valor agregado, parabéns!

    ResponderExcluir