Gabriel Management Pages

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A montanha em Minha Casa

Perfil do Maomé Tradicional:Estudante, de qualquer idade ou gênero é uma espécie diferenciada de humano. Normalmente não quer estudar, não acha tempo para estudar, reclama dos estudos e sucessivas provas ou mesmo da metodologia de ensino.
Perfil da Montanha Tradicional:
Realmente as instituições de ensino não trazem muita flexibilidade e algumas ainda não se atualizaram segundo as novas tendências e portas abertas pelo mundo virtual.
Carregando:
Se temos o ditado no Brasil de “Se a montanha não vai até Maomé, Maomé vai à montanha”, o e-learning chegou para mudar um pouco essa questão da flexibilidade, com algumas instituições ou pessoas, trazendo os diversos tipos de conhecimento para dentro de sua casa com apenas alguns cliques de distância.
E não ache que é uma ou outra grande universidade ou empresa que usa dessa metodologia. Está muito enganado se pensa dessa forma.
Muitas universidades, empresas, cursos e mesmo pessoas vem criando materiais e divulgando amplamente na rede. Essa prática vem crescendo muito e sendo adotada por muitas corporações e alunos no mundo todo. Um exemplo disso é o número 1 do ranking de MBA’s no Brasil em 2010(segundo a revista Você S/A) ser o Global Executive MBA Program – FGV/EASP em parceria com a London Business School, que apesar de ter algumas etapas presenciais, conta com grande parte das diversas aulas e dinâmicas em metodologia e-learning.
Então a primeira questão a ser tratada é o que é e-learning afinal?
- E-learning são cursos em formatos de texto, áudio ou vídeo onde o aluno acessa todo o material através de uma plataforma digital.
Ou seja, você não precisa sair de casa para estudar, você pode estudar na hora que quiser e acreditar que irá ter melhores resultados. Pode escolher entre textos, apresentações, vídeos, entre outros.
Mas um fato é, assim como quanto usando outras tecnologias novas, tem de usar o   e-learning de forma a criar valor e não para passar o tempo.
Por exemplo:
1.Estou pensando em trocar da área de Vendas para a área de Contabilidade dentro de minha empresa, mas será que eu vou gostar?-Faça uma breve pesquisa sobre alguns assuntos da contabilidade da sua empresa, vá para internet e busque um e-learning em contabilidade.
Se você não gostar, não recomendaria seguir com a troca de área. Se você gostar, já deu um passo a favor na hora de sua entrevista, mostrando vontade de aprender e ficar up-to-speed o mais rápido possível.
2.Quer descobrir mais aspectos sobre a área de Gerenciamento de Projetos, mas  a sua empresa não quer bancar o curso para você?
-Faça um e-learning em Gerenciamento de Projetos básico e você irá melhorar o conhecimento e alguns outros aspectos no assunto.
3.Você está apenas começando a sua carreira e quer se diferenciar dos outros candidatos?
-Faça curso na área de interesse e melhore seu currículo e know-how.
Bom não é muito difícil achar e-learnings nacionais e internacionais nas diversas áreas, mas fiz um pequeno trabalho de pesquisa e segue a lista de sites onde você acha cursos de graça:obs: instituições de relevância tem o nome em negrito.


Nacionais:
-Direito:
http://www.jurisway.org.br/v2/cursos.asp
-TI e negócios:
Intel :  http://www.nextg.com.br/courses.php
-Gestão Qualidade:
FNQ: http://www.fnq.org.br/site/458/default.aspx
-Finanças
BM&FBOVESPA: http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/cursos/cursos.aspx?idioma=pt-br
-Negócios: FGV:    http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx
Sebrae: http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/
-Diversos:
http://www.idealgratis.com/
CIEE: http://www.empresas.ciee.org.br/portal/est/ead/index.asp

Internacionais:
-Negócios:
MIT : http://ocw.mit.edu/courses/sloan-school-of-management/
-TI:
http://www.e-learningcenter.com/free.htm
-Universidades:
MIT:  http://ocw.mit.edu/courses/#
OCW:  http://ocw.uci.edu/courses/?cat=7
GCF:  http://www.gcflearnfree.org/topics
OU:   http://openlearn.open.ac.uk/
UCB:  http://webcast.berkeley.edu/courses.php
Utah: http://ocw.usu.edu/economics/index.html
KUP:  http://www.kutztownsbdc.org/course_listing.asp
USQ:  http://ocw.usq.edu.au/
CMU:  http://oli.web.cmu.edu/openlearning/
SU :  http://itunes.stanford.edu/
 -Diversos:
http://alison.com/course/search.php?search=Free%20E-learning
http://openlearn.open.ac.uk/
-Idiomas:
http://www.livemocha.com/


Depois disso, que tal uma pausa para um jogo?
Ainda é algo relativamente pequeno, mas vem se desenvolvendo a passos razoavelmente largos no mundo dos negócios os jogos-treinamento.
São simuladores, onde você treina a tomada de decisão e outros aspectos de ensino. É uma metodologia muito interessante e se enquadra em uma das vertentes do E-learning. Uma empresa que tem uns jogos abertos e bem interessantes é a
IBM com seus Games Serios, acesse o link e dê uma olhada depois, isso é a tendência do futuro com as novas gerações chegando no mercado de trabalho.

Games:
Smarter Planet City One: http://www-01.ibm.com/software/solutions/soa/innov8/cityone/
BPM INNOV8:  http://www-01.ibm.com/software/solutions/soa/innov8/innov8game.jsp


Então…A montanha está na sua casa e a um click de distância, não se faz necessário tanto esforço, mas ainda é preciso ser um Maomé e clicar, a diferença é a liberdade do seu clique, a hora que você vai entrar, sair e fazer pausas na sua aula. Tudo que você precisa fazer é clicar, fazer o curso e continuar sempre estudando.

Dicas de hoje:
1-    Esteja a frente e sempre se atualizando com um e-learning.
2-    Nenhum curso de e-learning gratuito vai te transformar em um Master no assunto que você fizer o curso, mas eles trazem boa base de conhecimentos  e te ajudam a se manter atualizado e caminhando para ser um versatilista!
3-    Não seja um Maomé Tradicional, busque atitudes que te levem a ser diferenciado de uma forma positiva. Um pouco de atitude as vezes é o grande passo entre o status quo e saltos na carreira.
Próximo post TARGET: 7 dias
PS: If you are using Google translation to see this blog, please be advised that since it is not perfect, some concepts might be hard to understand. Hope you liked GMS. We sure enjoyed your visit. Be my guest to leave comments and e-mail me.

Dúvidas ou sugestões- casalsgh@gmail.com

2 comentários:

  1. Pedro Henrique Casals29 de janeiro de 2011 às 13:11

    Como você sabe, eu já fiz vários cursos pela internet; assim, por experiência própria, posso afirmar que o e-learning tem apenas uma exigência sobre o participante: tem que ter constância de propósitos.

    ResponderExcluir