Gabriel Management Pages

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O domador de ponteiros - Você

Para desempenhar qualquer atividade você consome, desperdiça ou investe tempo, este que é um recurso escasso e impossível de se recuperar, isso o torna muito valioso para todos... Mas será que utilizamos ele da maneira certa?
Esse é exatamente o problema. Por uma questão de auto sabotagem ou meramente por causa das dinâmicas do mundo, muitas vezes gerenciamos mal o tempo, gerando impacto negativos em fatores como:  estratégia, diferencial competitivo, confiança, entre outros. Não é difícil achar exemplos a respeito. EX: Vivo(http://ow.ly/3NGW8 ) , BM&FBovespa(http://ow.ly/3NGWQ ) e Boeing (http://ow.ly/3NGXd )PS¹: fiz a pesquisa no google e em poucos segundos tinha esses e mil outros exemplos
É um fato dizer que sempre podemos melhorar nosso desempenho lidando com o relógio. Não que eu defenda o controle do tempo da mesma forma que Taylor e Ford o faziam, afinal o mundo mudou muito da época deles para cá e as percepções de tempo também, mas realmente podemos melhorar nosso desempenho no dia a dia quando aplicamos alguns pensamentos de forma a termos o controle sobre o passar do dia e não simplesmente deixar a vida nos guiar. Gerir, nem que seja só um pouco, o tempo trás gigantescos resultados iniciais e bons resultados no longo prazo!
Coisas simples como pensar um pouco sobre como será o dia seguinte, parar de fazer trinta coisas ao mesmo tempo (sem de fato dar foco para nenhuma delas), não deixar para amanhã ou depois uma ação ou decisão simples que poderia tomar agora. Pequenas coisas como as citadas aqui geram resultados muito positivos no curto, médio e conseqüentemente também no longo prazo.
“O tempo parece simples quando não falamos sobre ele, mas basta discuti-lo para perceber sua complexidade”(comentário baseado no livro XI das confissões de Santo Agostinho)

Apesar do comentário existem práticas para facilitar a gestão desse recurso raro, bastando ir de passo em passo para melhorar o seu rendimento sobre as voltas do ponteiro.

O Primeiro Passo:
Criação de objetivos e metas. (Pense no que deseja obter)
Segundo Passo:
Pensamento Estratégico, viabilizando tomadas de decisão realmente comprometidas e que conduzam aos objetivos desejados.( Use seu tempo de forma a alcançar o que deseja, sem desvios relevantes do seu objetivo principal)
PS²:  Post da GMS a respeito de Pensamento Estratégico em http://ow.ly/3NJfe
Não de Passo em falso:Evite tomadores de tempo improdutivos como:
Excesso de Tarefas
Excesso de Reuniões
Excesso de Papeis
Excesso de Telefonemas
Excesso de Interrupções
(rede social, TV, musica)
Procrastinação

PS³: Para evitar essas armadilhas use a palavra Não em alguns momentos.
Terceiro Passo:Aplique o Senso de Urgência em suas ações. (aja como se aquele fosse o último dia para entrega da tarefa sempre, isso evita que você fique prolongando para o último dia todas as ações que deve realizar).
Quarto Passo:Divida suas tarefas em quatro grupos:
1-Urgentes: São para ontem
2-Prioritárias: São para curto - médio prazo
3-Importantes: São para o médio – longo prazo
4-Apoio: São para o longo prazo
Gerencie esses grupos realizando primeiro as urgentes, em seguida as prioritárias, com as importantes depois, e enfim as de apoio.

Responda a enquete: Você perde tempo?

Dicas de Hoje:
1-  Seja fiel ao que coloca em sua lista. Se acredita que ir para uma festa seja mais importante que fazer um curso, veja se isso está indo de encontro com seu objetivo e então tome a ação.
2-Tenha tempos para estudar, para se divertir e para descansar. É importante manter o equilíbrio nessas ações para continuar tendo bons resultados.
3- Para fugir de tomadores de tempo, crie algo como 15 minutos de concentração, onde você desliga o celular e outras distrações e foca em suas tarefas, seguido de tempo de pausa para café, relaxamento e alguma distração. Com o tempo passe para 30 minutos e siga assim até no maximo duas horas de concentração sem pausas. Serão momentos muito produtivos, que ajuradarão muito no desenvolvimento do trabalho. (Especialmente Útil para tarefas complexas) –dica que apareceu também em http://blogs.hbr.org/
4- Não ache que você consegue fazer bem duas ou mais coisas ao mesmo tempo.
O foco não é o mesmo e vários estudos comprovam que por mais que você tente, sempre vai perder o foco em alguma das tarefas e terá grandes chances de comprometer a qualidade do resultado final agindo dessa forma.
5-Melhor demorar e fazer bem feito do que realizar re-trabalho. O desperdício por re-trabalho além de desperdiçar tempo e outros recursos ainda gera a possibilidade de afetar negativamente a credibilidade.

PS: If you are using Google translation to see this blog, please be advised that since it is not perfect, some concepts might be hard to understand. Hope you liked GMS. We sure enjoyed your visit. Be my guest to leave comments and e-mail me.

Dúvidas e sugestões: casalsgh@gmail.com

2 comentários:

  1. Ah so this week we have time lessons on GMS! This is very important and whether you are a student or a professional you simply can't afford to ignore if you want to excel in your career. I've always been an advocate of time and insist on maintaining timelines as I believe all activities are interconnected and often have a cascading effect.

    You talked about Urgent, Priority, etc but I've noticed that in an organization some people have the habit of flagging everything as 'Priority' and misuse the term. I want to ask them if everything becomes a priority then what is the most important? This often leads to confusion and puts undue stress on the team members down the line and hence as a Manager you should be absolutely clear and not misuse the term 'priority'. You will learn more with experience but nevertheless it's a great post to refresh some basics on good time management skills.
    Cheers.

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  2. @Arifkhan7 Thank you for the comment!

    For sure there are people that always think everything is priority and it is difficult to deal with this sometimes. I kind makes everyone feel that when that person say something is urgent. I have to be honest and say I do not deal with this on a very good way- I do the brazilian way and say often: Tomorrow we see this, I have other urgent things on the go. but this is not the best thing to do. Coaching is the right answer, but for this we need to be trouth with the person and say: This is not major thing so please wait( when this message is not transmited on the proper way it my cause more stress).

    Also, there are good tools like GUT with can help on the priorization analysis. Using it you may define for a team i.e. what are the priorities.

    And as @arifkhan7 told, this is basics. I a more distant time I'll speak about Time Management in a project evirolment, bringing all the complexity on this subject.

    Once again thanks for the comment and sharing Arif!

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