Gabriel Management Pages

terça-feira, 8 de março de 2011

Elas também querem jogar

No dia internacional da mulher talvez fique mais fácil chamar a atenção para elas. Será que elas só querem diversão?


Mesmo ainda classificadas como minoria na força de trabalho, cada vez mais as mulheres vêm ocupando postos de trabalho e mercado, mesmo em nichos, como a política, onde a participação das mulheres era praticamente nula encontramos uma força emergente.
Na América Latina já tivemos onze presidentes do sexo feminino, sendo as mais recentes (e com mandato ainda em vigor) a Cristina Kirchner (Argentina), Laura Chinchilla (Costa Rica) e Dilma Rousseff (Brasil).  No mundo ainda temos a Angela Merkel (Alemanha), Pratibha Patil (India) e outras doze.
Com relação ao empreendedorismo, área que no passado também era dominada pelo sexo masculino, elas também vem ganhando cada vez mais força. No Brasil 53% dos empreendedores são do sexo feminino (segundo a GEM – 2011).
Elas têm um perfil e uma forma de lidar com o trabalho diferente dos homens, tendo uma facilidade melhor de se adaptar aos diferentes ambientes (até porque historicamente tiveram de se adaptar a diversos papeis que desempenharam/desempenham na sociedade). Com isso vêm ganhando seu espaço no mercado, em todos os níveis, e isso gerou alguns prêmios e revistas de negócios especificamente voltadas para esse nicho (exemplo : revista VOCÊ S.A. Mulher e prêmio Sebrae Mulher).
Mesmo com esses dados homens e mulheres ainda são encarados de forma diferente pelo mercado. Aqui no Brasil, segundo estudos do IBGE (2009), em 2003 a mulher ganhava para mesma função 70,8% do salário de um homem, em 2009 na mesma situação elas ganhavam 72,3% do salário. Segundo pesquisa realizada pelo Dieese (2011) focada no estado de São Paulo (principal metrópole do Brasil) as mulheres ganham 75,7% do salário de um homem que desempenhe a mesma função. Essa realidade como demonstrado no vídeo abaixo não é exclusiva do Brasil.

Pelo que os dados indicam as mulheres não estão de brincadeira e a diferença vem se diluindo, porém ainda existe um longo caminho a ser percorrido. As mulheres devem ter garra e buscar manterem-se motivadas para continuar evoluindo dentro do mercado e conquistando todo o respeito que merecem e enfim poderemos dizer que somos iguais.

DICA DE HOJE:
-Se você não se valorizar, ninguém o fará por você.
-A diversidade na força de trabalho é um fator crítico para o sucesso das empresas no mundo atual.
PS¹: Os links que foram usados para apoio na construção desse post seguem abaixo:http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/11/dilma-sera-11-mulher-presidente-na-america-latina.html
PS²: If you are using Google translation to see this blog, please be advised that since it is not perfect, some concepts might be hard to understand. Hope you liked GMS. We sure enjoyed your visit. Be my guest to leave comments and e-mail me.


Dúvidas e sugestões: casalsgh@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário