Gabriel Management Pages

terça-feira, 15 de março de 2011

O Verde Verde

Não querendo fazer propagando, mas mesmo assim fazendo, hoje vou falar de uma empresa que me surpreendeu muito. Uma empresa verde, com uma proposta ver , com um trabalho verde, que com toda certeza gera um dinheiro bem verde também. Ela se chama Biovert.
A Biovert e é uma empresa que somente realiza trabalhos ligados diretamente a área ambiental. Ela está localizada em Silva Jardim, interior do Rio de Janeiro. A empresa  produz anualmente 3 milhões de mudas de mais de 100 espécies arbóreas e mais de 4 milhões de mudas de espécies diversas voltadas para projetos de paisagismo . Ela trabalha apenas com espécies nativas da Mata  Atlântica.
Entre os serviços prestados estão planejamento e execução de obras rurais, reflorestamento, conservação de parques e jardins, recomposição de áreas degradas, que é a área onde a empresa vem tendo um destaque maior , e produção e comercialização de mudas e sementes do sistema vegetal atlântico, sendo esse ultimo o principal serviço da empresa. Todo o trabalho é realizado por Engenheiros Florestais, Agrônomos, Paisagistas, Técnicos Agrícolas e apoio de consultores de diversas áreas relacionadas ao setor ambiental.
Biovert teve sua fundação em 1992 e nesse ano já trabalhava junto a prefeituras do Rio de Janeiro e empresas privadas.
Em 1995, foi a primeira empresa privada a participar do Programa Nacional de Sementes Florestais Nativas, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos  e da Amazônia Legal, isso graças a infra-estrutura desenvolvida da empresa.
No mesmo ano realizaram um projeto inédito, aprovado pelo IBAMA, na Reserva Biológica do Poço das Antas, localizado em Silva Jardim. Esse que foi um projeto de Recomposição de Áreas Degradadas, um total de  1.000.000 m² e que a Biovert considera como um de seus principais projetos.
A Biovert tem tido um expansão media anual superior a 60% e faturou em 2008 5,3 milhões de reais. A empresa prevê para esse ano um faturamento de 10 milhões de reais. Isso parece não ser o bastante para as ambições dessa empresa, que está buscando financiamento do BNDES para expandir seus negócios para outras áreas do país.
Essa empresa já desenvolveu projetos para empresa como Globo, Petrobrás, Cervejaria Brahma, entre tantos outros. Um projeto recente foi o de revitalização de dunas nas praias de Ipanema e Leblon, envolvendo no projeto a implantação de mais de 20 mil mudas de espécies nativas da restinga do Rio de Janeiro. Isso auxiliará na conservação do ecossistema local, trazendo aves e outros animais, além de fixar as dunas.
Para conhecer mais acesse o site da empresa em : http://www.biovert.com.br/
Esse é um exemplo que podemos fazer um negócio lucrativo, inteligente e que vá de interesse ao que o mundo precisa. Bom, não só as pessoas do mundo mas pelo que muitas pesquisas indicam, as empresas também precisam disso.
O Marketing Verde é algo que faz muito bem para os resultados empresariais. Em pesquisa divulgada na revista Conjuntura Econômica volume 63, o consumidor tinha 57% mais vontade de consumir produtos de empresas que fossem ecologicamente corretas, tinha mais afinidade desde de 2002 com empresas que atuassem no setor de Meio Ambiente e “puniam” (boicote) empresas que não atuassem em prol do ecossistema.
 Essa economia verde, percebida pelo consumidor, foi tão impactante que fez empresas como Coca-Cola, Petrobrás, Vale, Boticário, Wal-Mart, entre outras, a trocar de fornecedor ou investir pesado para  alinhar os fornecedores ao pensamento. Ou seja, a  forma de ver  o  verde fez com que a logística de empresas de grande porte fosse alterada de alguma forma.
Outras empresas foram além do Marketing e Logística, entraram na Estratégia e Produção ao modificarem/ incrementarem o portfólio de produtos em cima da economia verde, esse foi o caso de uma gigante chamada IBM que tem no Smarter Planet toda uma política para melhor atender aos interesses dos negócios e do mundo.
DICA DE HOJE:
- Pense em um negócio verde e lucrativo. Pode dar mais dinheiro que você imagina.
- Faça o que você gosta e terá um potencial muito maior para bons resultados.
PS¹: If you are using Google translation to see this blog, please be advised that since it is not perfect, some concepts might be hard to understand. Hope you liked GMS. We sure enjoyed your visit. Be my guest to leave comments and e-mail me.

PS²: Dia dez de Abril será lançado o F.A. GMS (Free Advisorying Gabriel Management School).

PS³; Responda a enquete: Você acha que a economia verde te afeta de alguma forma?

Dúvidas e sugestões: casalsgh@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário