Gabriel Management Pages

terça-feira, 1 de março de 2011

Um movimento para sempre

Ao falar de mercado e estudos sobre o mesmo, vendo acertos e erros, é difícil não comentar uma função, área ou processo (dependendo do seu ponto de vista e interpretação sobre o assunto) chamado MARKETING.
Este é definido por Philip Kotler no livro Administração de Marketing como: “o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.”
Ele dentro do contexto empresarial tem a função de estudar e definir os objetivos dos clientes e a melhor maneira de satisfazer suas necessidades e desejos, de maneira competitiva, ética e lucrativa.
O marketing do mundo que vivemos tem essa questão da visão holística, que é exatamente o pensar que uma pessoa/empresa tem diversos relacionamentos (parceiros, clientes e fornecedores) externos e internos, e a função Marketing deve estudar e atender e atuar nesses relacionamentos com o foco em gerar valor (item essencial para pessoas e empresas que querem se perpetuar e atingir o sucesso dentro do mercado).
Se no passado o marketing teve como mãe o assunto economia, complementando assuntos estudados por sua geradora, hoje ele é que faz sua geradora complementá-lo ao gerar dentro do aspecto social todo o cunho verde( sócio-ambiental), que com o tempo vem ficando cada vez mais forte no pensamento das pessoas e empresas. Isso é algo que justifica todo o estudo e poder do Marketing no mundo atual.
Exemplos de bom marketing?
-IBM Watson (
post anterior tem informações);
-Starbucks e sua nova logo(
pensar no cliente e na estratégia para tratar  melhor o marketing da empresa)
-Oscar , Super Bowl, Copa do Mundo (
poucos eventos são tão assistidos e esperados quanto esses);

Marketing não é vendas!Cada um tem sua função e objetivo. Marketing ajuda venda tanto quanto venda ajuda marketing, e apesar de vendas ser o pai do marketing, eles são assim como Liderança e Gestão, assuntos bem diferentes que se completam.
Enquanto o Marketing faz o estudo sobre o potencial cliente, identificando seus gostos e necessidades, Vendas é que efetivamente faz do potencial comprador um cliente de fato.  

DICA DE HOJE:
-Estude marketing para entender pelo menos o mix de marketing e saber fazer um mínimo de marketing pessoal. (o post trata apenas uma breve iniciação nesse tema que é muito denso).
-Esteja sempre atento ao mercado para entender seus clientes.
-Existem muitas ferramentas de marketing, se não entende muito bem do assunto, use apenas as que tiver certo domínio. Mais vale fazer com qualidade um pouco do que muito sem qualidade alguma – pensamento baseado no mestre Miyagi.
-“Atender bem para atender sempre!”
PS¹: Algumas ferramentas de Marketing- Benchmarking, Mix de Marketing, Sistema Integrado de Marketing, Cliente X etc.

PS²: If you are using Google translation to see this blog, please be advised that since it is not perfect, some concepts might be hard to understand. Hope you liked GMS. We sure enjoyed your visit. Be my guest to leave comments and e-mail me.

Dúvidas e sugestões: casalsgh@gmail.com

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