Gabriel Management Pages

terça-feira, 29 de março de 2011

Like a Rolling Stone

Venho trabalhando em melhorias para a Gabriel Management School com o pensamento de tornar esse meio mais dinâmico e com um conteúdo que atinja pensamentos e necessidades, um pensamento focado na satisfação e valor para o leitor.
E com todo o pensamento de Economia Verde/Marketing Verde e outros, muitas empresas querem agregar valor, buscam entrega de produtos com valor agregado, porém poucas sabem o que é valor exatamente e do que ele trata, e com isso ficam bem longe de atingi-lo e com isso também deixam de alcançar a satisfação do cliente.
Do que trata a Satisfação?



 A satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultante da comparação do desempenho percebido de um produto e/ou serviço em relação às expectativas do comprador.
Então o que é Valor?O valor é algo que varia de cliente para cliente e é algo que representa o diferencial na hora da compra. Entende-se valor como a diferença entre o valor total e o custo total para o cliente.
Qual o diferencial competitivo gerado por isso? A empresa que terá mais clientes será aquela que tiver um valor maior e consiga satisfazer as necessidades do cliente, por meio de foco e retenção dos públicos interessados, melhores processos, recursos empregados com qualidade e organização.
 Para atrair clientes a empresa deve ter um marketing focado no mesmo e fazer com que o cliente entenda o valor oferecido pela empresa. Deve ter um foco em manter o cliente ao longo do tempo e fazer uma conversão dos clientes, para que os mesmos divulguem a empresa. Devem  gerar indicações e qualificar as mesmas para ter sua marca propagada por mais pessoas a partir de um trabalho que satisfaça as necessidades do cliente.
E qual o ganho da empresa com Valor e Satisfação?É importante atrair novos clientes, mas é ainda mais importante mantê-los, visto que o custo de conquistar um cliente é muito maior que o de retê-lo. Para essa conquista do cliente podem ser utilizados incentivos financeiros, como descontos para clientes antigos, mostrar a participação social da empresa e a estrutura diferenciada da empresa.
Existem hoje no mercado diversas técnicas para buscar entender para atender as necessidades e desejos do clientes, como: Pesquisas, CRM, Marketing 1-O-1 , etc.
Um case bem interessante de CRM é do Maktion, onde meu amigo Arif narra uma experiência que teve com a Sunayan Optics, que com pequenas ações (mesmo com erro no caminho) conquistou ele como cliente. Convito vocês a darem um olhada clicando aqui.

->PS: Se possível comente empresas que te deixaram satisfeito e empresas que não deixaram.
O que a GMS está fazendo em Valor?
§  O FA-GMS já tem seu piloto na direita da pagina, onde pode ser feita qualquer pergunta sobre Gestão ou temas relacionados. O FA completo está em desenvolvimento ainda e vai ao ar completo em Abril – 10 (Free Advisorying Gabriel Management School).

§  Foi criada a pagina no Facebook, com conteúdo mais dinâmico e com informações de diversos canais mundias. Todas focadas no mercado!
http://www.facebook.com/pages/Gabriel-Management-School/189590004416634

§  Já foram postados três posts com questões levantadas pelos leitores (Time, Pos-Venda verde e Gestão do Tempo).

§  Vem mais por ai, próximo projeto-Personal Gabriel.

DICA DE HOJE:
- Sirva bem para servir SEMPRE.
- Cuidado com o cliente insatisfeito. Ele pode fazer seu negócio perder oportunidades.
PS¹: If you are using Google translation to see this blog, please be advised that since it is not perfect, some concepts might be hard to understand. Hope you liked GMS. We sure enjoyed your visit. Be my guest to leave comments and e-mail me.
PS²: Foi usado como referência para esse post o Philip Kotler e o livro Administração de Marketing do mesmo.


Dúvidas e sugestões: casalsgh@gmail.com ou via  FA-GMS na barra a direita.

Um comentário:

  1. Para mim a "Amazon" é uma empresa fantástica. Nunca tive problemas de fato. Todas as entregas em dia, com tracking perfeito e todo um antedimento simples.

    Exemplo de empresa muito ruim é a "Submarino" do grupo B2W. Pessimo atendimento, pessimo tracking do produto. Eles agem como se o consumidor fosse alguma espécie de funcionário ruim.

    ResponderExcluir